Redução no preço das ligações de celulares entre operadoras diferentes



  

Quem tem um celular sabe que não faz diferença se o aparelho é pré ou pós-pago, o valor da ligação para um número de uma operadora diferente da sua é custoso. Visando mudar a atual situação, a Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel – aprovou uma medida em que as ligações deste tipo se tornem mais baratas, contudo essa não é uma medida imediata e a redução ocorrerá de forma gradativa.

O acordo será firmado até 2019 e prevê que o valor de Remuneração de Uso de Rede da telefonia móvel seja reduzido em até 90% se levarmos em consideração os preços atuais. A redução será possível, pois uma empresa utiliza a rede da outra para concluir a chamada, sendo esta uma prática comum em ligações de operadoras diferentes. O acordo diminuirá este valor e este será repassado ao consumidor, diminuindo o preço cobrado pelas empresas.

A Anatel afirmou em nota: “Esta redução de preços de interconexão deverá se refletir nos preços dos serviços de telefonia ofertados pelas empresas ao consumidor, pois haverá aumento de competição no setor”. Dessa forma, é esperado que o preço das ligações entre as prestadoras se assemelhe ao cobrado em ligações entre a mesma operadora, assim será dispensado o uso de mais de um chip, comum atualmente devido às promoções para ligações entre aparelhos da mesma operadora.





A redução irá desencadear uma diminuição nos preços praticados também nas linhas fixas, o que aumentará os benefícios para os usuários. Contudo a mudança ocorrerá aos poucos e dificilmente o consumidor irá notar a diferença rapidamente. As empresas de telefonia por outro lado não serão afetadas pela iniciativa. Tendo em vista que o corte não está ligado ao lucro das empresas e sim no custo da operação. Agora é só esperar para saber se essa determinação da Agência será mantida, afinal, as multas e punições que ela aplicou não foram cumpridas pelas prestadoras. 

Por Robson Quirino de Moraes



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *