Segundo pesquisa, minuto do celular no Brasil é o 4º mais barato do mundo



  

O brasileiro está acostumado a ouvir que os produtos no Brasil são mais caros, se comparados a países de primeiro mundo, contudo, chega uma boa notícia no ramo da telefonia: uma pesquisa revela que o Brasil é o quarto país com tarifa mais barata do minuto do celular, considerando 18 países com maiores densidades de concentração de telefones móveis em relação ao número de habitantes.

Foi constatado que o preço do minuto em nosso país é de US$ 0,07. Os únicos países da pesquisa que possuem valor mais barato são: China, Índia e Rússia. Coincidência ou não, os quatro países foram considerados como de economia de crescimento emergente nos últimos anos.

Para chegar ao valor, foram considerados os dados de tráfego mais próximos do perfil de uso do celular no Brasil, incluindo os tributos. Além do minuto do celular, também serão divulgados de forma periódica, pela Febratel e Telebrasil, os desempenhos comparados dos preços da banda larga fixa e móvel, além da telefonia fixa.

A pesquisa revela também algo que não é surpresa para os brasileiros: os valores dos tributos têm peso significativo para os preços da telefonia nacional. Enquanto o país ocupa a quarta posição de valor mais baixo do minuto do celular, dentre os 18 países pesquisados, o Brasil é o de maior carga tributária.





No Brasil, os tributos somam 43% da receita líquida, o que é quase o dobro da Argentina (2ª colocada no ranking) com 26%. Se comparado com a China, os tributos do Brasil superam em 14 vezes o país asiático, que possui apenas 3% de carga tributária no valor das ligações.

Os países pesquisados somam 55% da população mundial e têm grande relevância para a área de telecomunicação. São eles: Rússia, Reino Unido, Portugal, Peru, México, Japão, Itália, Índia, França, Estados Unidos, Espanha, Coréia do Sul, Colômbia, China, Chile, Brasil, Austrália e Argentina.

Por André César



Compartilhar:

1 comentário em “Segundo pesquisa, minuto do celular no Brasil é o 4º mais barato do mundo

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *