Samsung Z1 – Primeiro smartphone com sistema operacional Tizen



  

A Samsung anunciou o primeiro smartphone equipado com o Tizen OS, seu sistema operacional próprio. O Z1 tem hardware de um dispositivo de entrada e pacote de aplicativos para entretenimento.

O Tizen é um sistema de código aberto que foi desenvolvido em uma parceria entre a Samsung e a Linux Foundation. Embora já fosse prometido há muito tempo a presença dele nos smartphones da empresa, o Tizen já está operando em diversos gadgets inteligentes da marca, como o Samsung Gear 2 e o Gar Fit.

Com as dimensões de 12,04×6,32×0,97 cm, e pesando 112 gramas, o Z1 tem tela de quatro polegadas com resolução de 800 x 480 pixels e 233ppi. O processador é um dual-core de 1.2 GHz e conta com 768MB de RAM. O armazenamento interno é de 4G e tem slot para cartão de memória microSD de até 64GB.

A câmera traseira é de 3,1 megapixels e a frontal é VGA. Já a bateria conta com 1.500 mAh com modo de economia. O Z1 tem ainda espaço para 2 chips e conectividade 3G e Bluetooth.

Apesar do hardware sugerir uma baixa performance, a vantagem de se possuir um sistema operacional próprio está nas possibilidades de ganhar em velocidade. O Tizen promete ser mais leve e rápido que o Android. Alguns recursos também foram desenvolvidos, como o recurso de economia de energia (o “Ultra Power Saving Mode”).

Além disso, graças à parcerias da Samsung com a indústria da música, filmes e séries, os usuários do Z1 poderão usufruir das vantagens que isso traz. Haverá disponível um pacote voltado para entretenimento, como acesso a mais de 270 mil músicas, e filmes através do Clube Samsung.





E para os que acham que sentirão falta dos aplicativos Android, estará disponível o OpenMobile’s Application Compatibility Layer (ACL). Trata-se de uma aplicação que emula os apps da Google Play Store na plataforma Tizen. Mais de 1.000 aplicativos Android estarão compatíveis com o Z1. É uma solução prática para quem não quer esperar pelos apps nativos.

O Z1 custará na Índia 5.700 rúpias (aproximadamente R$ 243 em conversão direta) nas cores preto, branco e vinho.

Por Daniel Cavalcante

Samsung Z1

Samsung Z1

Fotos: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *