Novo chipset Helio X30 tem 10 núcleos de processamento



  

Novo chipset da MediaTek é o primeiro a contar com 10 núcleos de processamento com velocidade que pode chegar a 2,5 GHz.

A MediaTek é uma das empresas mais importantes no ramo de chipsets para dispositivos móveis e anunciou no ano passado, 2015, seu novo chipset Helio X30, que chamou a atenção do mercado por ser o primeiro anunciado a contar com incríveis 10 núcleos de processamento com velocidade que pode chegar a 2,5 GHz, agora a empresa divulgou mais detalhes a respeito do seu novo chipset.

Ele conta com dois núcleos com Cortex-A72, sendo que este, conta com a velocidade mencionada de 2,5 GHz, ainda contando com outro processador com quatro núcleos com o Cortex A-53 a uma velocidade ainda muito boa, de 2GHz. O chipset também conta com outros quatro processadores com Cortex-A53, porém, com 1,4 GHz. O objetivo é equilibrar o dispositivo de acordo com o uso do usuário, sendo o primeiro conjunto de núcleos, focado em atividades pesadas como alguns jogos, o segundo para tarefas mais simples, mas que exigem do dispositivo e o último para tarefas simples.

Para garantir um menor consumo de energia e aquecimento, bem como melhorar o desempenho do chipset, ele será fabricado com 16 nm, 4nm a menos que a versão anterior, X20.Ainda deveremos ter uma mudança na estrutura dos processadores, que deixaram de ser o Cortez-A57 para remar ao A72, aumentando o desempenho do chipset, algo em torno de 60%, um número extremamente expressivo.

Ainda não sabemos detalhes quanto a parte da placa gráfica do novo chipset, porém, como a versão anterior, a X20, deixava a desejar em alguns aspectos em relação aos chipsets rivais, como a placa gráfica, que nessa versão, deve ser ou a T880MP12 ou a Adreno 530, embora ainda não haja uma informação oficial, bem como quanto a estrutura da memória, que deve ser substituída pela LPDDR4, superior a terceira versão usada na X20.

O objetivo da empresa com os chipsets é ultrapassar a Samsung com o Exynos e a Qualcomm, que hoje domina o mercado com o Snapdragon, aumentando ainda mais a concorrência nesse setor, o que é ótimo para nós consumidores, que poderemos ver chipsets cada vez mais potentes para os nossos dispositivos móveis nos próximos meses ou anos.





Por Paulo Henrique

 

Chipset Helio X30

Foto: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *