Bloqueio do Whatsapp no Brasil – Por Que Aconteceu?



  

Entenda aqui os motivos que levaram a justiça brasileira a bloquear o WhatsApp no Brasil.

O aplicativo de envio instantâneo mensagens de texto mais famoso do país foi bloqueado novamente este ano, o bloqueio teve início na segunda feira, dia 02 de maio, às 14 horas e foi mantido até terça-feira, dia 03 de maio. A determinação foi emitida no dia 26 de abril pelo juiz Marcelo Montalvão (Comarca de Largarto – Sergipe), para todas as operadoras de telefonia fixa e móvel (Tim, Claro, Vivo, Oi e Nextel). As operadoras foram obrigadas a cumprir a ordem da justiça já que o descumprimento geraria multas de 500 mil reais. O bloqueio ocorreu devido a uma investigação da Polícia Federal à respeito de informação sigilosas de uma quadrilha interestadual, informações que a empresa responsável pelo Whatsapp e Facebook na América Latina não está cedendo às autoridades.

A mesma companhia já está envolvida em processo judicial do juiz Marcelo Montalvão, o qual levou a prisão do vice-presidente do Facebook, Diego Dzodan, em março de 2016. Não é a primeira vez que ocorre o bloqueio do Whatsapp por conta de descumprimento de normas judiciais. Em dezembro do ano passado, o Whatsapp sofreu um bloqueio de 48 horas por conta da companhia não respeitar a ordem de quebra de sigilo de investigados pela Polícia Federal. Mesmo com o bloqueio, a empresa conseguiu uma liminar que liberou o uso antes do prazo final do bloqueio. Em fevereiro deste ano, novamente o Whatsapp recebeu determinação de bloqueio devido a uma deteminação no Piauí, este bloqueio foi realizado com o intuito de fazer a empresa do Facebook colaborar com investigações referentes a casos de pedofilia, porém, novamente foi suspensa e o acesso foi liberado.





Com o bloqueio do aplicativo, usuários passaram a buscar outros apps de comunicação semelhantes ao Whatsapp. O principal deles é o Viber, que possui cerca de 400 mil usuários a menos que o Whatsapp, possui plataforma para mensagens de texto, vídeo e suas chamadas possui qualidade HD de som e imagem. Para os usuários do Google, o aplicativo Hangouts possibilita bate-papo pelo chat e opção de enviar SMS. Apesar do foco em chamadas de vídeo, o Skype também é uma boa opção para trocar mensagens de texto, vídeo e áudio. Sem esquecer do próprio Facebook, que é da mesma companhia do Whatsapp e estará liberado durante este período.

Fabiana Maria Castro da Rosa



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *