Novo iOS 10 pode permitir a Exclusão de Apps Nativos



  

Empresa deve liberar a exclusão de alguns aplicativos nativos do sistema.

Uma das principais novidades trazidas pelo iOS 10, lançado no último dia 14 pela Apple, pode ter passado despercebido por muitos. Entretanto, um pequeno detalhe pode ajudar e muito quem costuma sofrer com a falta de memória interna de seus iPhones. A Apple finalmente resolveu liberar a remoção de aplicativos nativos. A informação é de que o novo sistema deverá estar disponível para todos os usuários até o final de 2016. Isso quem afirma é a própria fabricante, que colocou no ar uma página para mostrar aos usuários os 23 apps que serão “beneficiados” com a tal novidade.

Entre os itens que constam na lista da companhia estão os apps Watch, Videos, Podcasts, Notas, News, Música, Mapas, Lembretes, Mail, iTunes Store (quem diria), iCloud Drive, iBooks, Gravador Home, FaceTime, Dicas,  Contatos, Calendário, Calculadora,  Bússola, Bolsa e Amigos.

A remoção dos aplicativos é bem simples de ser feita. Para isso, basta que o usuário do aparelho toque e mantenha pressionado o ícone do mesmo na tela inicial até que vibre, depois basta tocar no ícone X que aparece no canto do app e por fim, em Remover. Para finalizar o processo é só pressionar o botão Home.

Já se o caso é restaurar o app excluído, aí não tem outro jeito além do caminho já conhecido. Ou seja, pela App Store.





Apesar de ter agradado a muitos a novidade não é tão boazinha assim e a Apple cuidou disso. A companhia deixa claro que ao remover um app nativo do aparelho o usuário também acaba removendo todos os dados de usuário, bem como arquivos de configuração que estejam envolvidos com o mesmo. Isso é um pouco chato já que pode acabar afetando alguns aspectos como as funções do sistema ou ainda as informações do Apple Watch do usuário.

Para entender melhor imagine que você tem um Apple Watch emparelhado com o iPhone. Ao remover o app do dispositivo ele também será excluído do Apple Watch. Outro exemplo são os apps Bolsa e Tempo. Ao apagar os mesmos as notificações que haviam sido trazidas pelos mesmos também irão desaparecer da Central de Notificações.

Bom, nem tudo é perfeito… E como dito antes, a Apple cuidou bem para que não fosse.

Por Denisson Soares



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *