Com o decreto assinado pela presidente Dilma, os modelos de celulares de alta tecnologia produzidos ou montados em território nacional terão desconto de até 30% devido à redução nos impostos como o IPI e Cofins, que podem deixar o produto mais caro. A medida tem como objetivo tornar os modelos de celulares modernos mais acessíveis a toda a população. A redução será repassada para o consumidor no ato da compra.
Para que o aparelho seja desonerado desses impostos, é preciso que ele apresente determinadas características, como acesso à internet, tela igual ou superior a 18 centímetros, conexão Wi-Fi, outros. Todas as características serão determinadas pelo Ministério das Comunicações em breve.
Os brasileiros também serão beneficiados com os aplicativos, pois o Governo pretende se reunir com as principais operadoras e fabricantes que atuam no país para estudar uma forma de desenvolver aplicativos que atendam as necessidades dos brasileiros, não sendo apenas traduções dos aplicativos estrangeiros.
A venda de smartphones atualmente representa 27% dos celulares vendidos no Brasil. Com a redução dos impostos, o número pode passar dos 50% até o fim de 2014.
As informações foram divulgadas pelo Ministério das Comunicações, através do site www.brasil.gov.br.
Por Robson Quirino de Moraes