Sony Xperia XZ4 – Lançamento, Novidades




Modelo tem previsão de ser lançado em 2019 com diversas características interessantes.

O Sony Xperia XZ4, aparelho celular com previsão de lançamento para 2019, está cercado de expectativas. Embora a marca japonesa mantenha mistério sobre o seu novo aparelho top de linha, algumas informações sobre ele vazaram nesta terça-feira, dia 27/11/2018, no site MySmartPrice.

A tela do aparelho terá 6,5 polegadas e bordas muito discretas, um pouco maiores nas partes inferior e superior. O leitor de digital estará situado em uma lateral do Xperia XZ4, o que já ocorre em outros celulares da marca. As imagens divulgadas mostram ainda que o aparelho contará com um conjunto de três câmeras traseiras e uma quarta câmera na parte frontal. Também há conector USB-C, botão físico para acessar a câmera e disparar fotos. O aparelho segue a tendência de não contar com entrada para fones de ouvido.


Ainda não se sabe a respeito do hardware do aparelho, ficha técnica e configurações. Também não foram divulgadas informações sobre as funcionalidades que o Sony Xperia XZ4 apresentará.

A característica que mais chamou a atenção nas informações obtidas até agora é a proporção do aparelho. Apesar do X do seu nome já anunciar se tratar de um celular grande, poucos esperavam que ele medisse 21:9. Essa proporção supera a de todos os seus concorrentes e sequer há celulares das principais marcas que se aproximam dela. Atualmente, o padrão encontrado tem sido o 18:9 ou, em alguns casos, o 19:9. No início de 2018, a marca chinesa Oukitel lançou no mercado o modelo U18 com essa proporção, 21:9, mas é um caso isolado. O 21:9 é mais utilizado para monitores e na produção de filmes e séries.

Para se ter uma ideia, o Sony Xperia XZ4 terá as medidas 166 mm de altura por 72 mm de largura. A altura é bem superior à do iPhone XS (143 mm), embora a largura dos modelos sejam semelhantes (são 70 mm no Iphone XS). O aumento na altura é um pouco menor em relação ao seu antecessor, o Sony Xperia XZ3, que media 158 x 73 mm.


Essa proporção da tela indica que a Sony está focando no público que usa os celulares para assistir conteúdos em streaming, algo cada vez mais comum desde a popularização da Netflix e de serviços similares. Os conteúdos 21:9, assistidos em telas de 16:9, geram as famosas tarjas pretas nas partes inferiores e superiores da tela. Já no caso contrário, ou seja, assistir um conteúdo filmado em 16:9 em uma tela de 21:9, as tarjas se situarão nas laterais da tela.

É esperado que a Sony anuncie seu Xperia XZ4 no evento Mobile World Congress, que será realizado em fevereiro de 2019, em Barcelona.

Xperia é a linha de smartphones da Sony Mobile, antigamente denominada Sony Ericsson. Enquanto as séries M, E1 e Edual são consideradas as mais simples da marca, os intermediários estão nas séries L, M2, SP, J, P, T e C. A série Z, por sua vez, concentra os smartphones mais avançados da Sony. Atualmente, os aparelhos mais potentes da linha são o Sony Xperia Z5 e o Sony Xperia Z5 Premium, que podem ser encontrados por preços a partir de, respectivamente, R$ 1570,00 e R$ 2.100,00.

Os celulares Xperia começaram a ser lançados em 2008. O primeiro sistema operacional utilizado pela marca foi o Windows Mobile, porém, desde 2010, a Sony tem utilizado versões do Android. O Sony Xperia Z5, por exemplo, utiliza como sistema operacional o Android 7.1.1 Nougat.

A Sony Corporation foi fundada em 1946 como Tokyo Tshushin Kogyo. A empresa atua em áreas diversas da tecnologia, como a produção de televisores, aparelhos de som e videogames, além de atuar como produtora de televisão, cinema e na indústria de música. Ainda que sua entrada no mercado de smartphones tenha sido tardia em relação aos principais nomes dessa indústria, Apple e Samsung, os aparelhos Sony Xperia tem se consolidado junto ao público.

Por Luís Fernando Santos

Sony Xperia XZ4



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *