Com a intenção de preparar a infraestrutura do país para a Copa de 2014, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou a antecipação dos leilões das licenças para operação das faixas de freqüência de 2,5 Ghz, que inicialmente estavam previstos para o ano de 2012, para o ano de 2011. 

É a introdução da quarta geração da tecnologia de telefonia móvel no país, com uma conexão 100% portátil. A Anatel quer que o 4G já esteja em operação para 2013.

Será possível, com a nova tecnologia, a troca de arquivos com uma velocidade de até 100 Mbps. Isso permitirá tanto a introdução de inovações nas áreas de terminais, quaisquer que sejam os dispositivos conectados, quanto nas produções de conteúdos e bens culturais, além das formas de comercialização destes produtos. Mas o 3G continua ainda no mercado, por um tempo que pode variar até 10 anos.

Por Cintia Santoro


Sabe durante os jogos da Copa do Mundo, quando todo mundo resolve ligar, mandar uma mensagem ou um alô após um gol, ou durante os intervalos, ou até antes da partida, para contar para todo mundo que você está lá? E pior, é bem nesses momentos que a rede do celular cai, pois muita gente tem a mesma idéia ao mesmo tempo, como durante o réveillon.

Mas pelo menos para a Copa de 2014 já estão sendo providenciadas medidas para evitar este tipo de problema: a Associação GSM, empresa que reúne as maiores operadoras de celular do mundo, planeja instalar antenas de transmissão de voz e dados nos estádios, além de vans e caminhões das operadoras, devidamente equipados, que deverão ficar no entorno dos centros esportivos.

Por Raphael Ramirez

Fonte: G1


A empresa telefônica Oi será a patrocinadora oficial da Copa de 2014. A informação foi passada pelo presidente da empresa Luiz Eduardo Falco.

Segundo ele, ainda não foi definida qual a tecnologia que será usada e nem como será a cobertura no Estado de São Paulo, único lugar onde a Oi não tem 100% de cobertura.

Além de São Paulo, a Oi estará presente nas outras sedes dos jogos Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e Salvador.





CONTINUE NAVEGANDO: