Usuários do Gnu Linux, em especial os fãs e usuários da distribuição Ubuntu, mantido pela Canonical, esperam há muito tempo pelo smartphone que carrega o sistema operacional para desktop mais famoso do mundo dos sistemas livres e abertos. Mais precisamente, desde a mudança do nome para seu próprio ambiente gráfico e o lançamento do Ubuntu One.
Entre o ano de 2013 e início de 2014 esperávamos que o primeiro smartphone com o até então chamado Ubuntu OS fosse anunciado, porém não foi o que aconteceu.
Agora já podemos esperar mais confiantes, ou melhor, aguardar o lançamento que já está confirmado pela Canonical. O primeiro smartphone Ubuntu Mobile já foi anunciado para ser lançado no início de 2015, em um acordo entre a Canonical e a fabricante chinesa Meizu. Ambas as empresas anunciaram a novidade em suas redes de comunicação, em Novembro.
A Meizu é uma fabricante que já tem sido conhecida por produzir hardwares potentes a preços competitivos. Por isso, podemos esperar um aparelho com bom desempenho para este sistema. Um dos conceitos por trás do Ubuntu Mobile é oferecer uma experiência completa, em diversos contextos, a partir de um único dispositivo, por exemplo, conectando-o a telas maiores.
O ecossistema de aplicativos não é uma preocupação para sistemas abertos e livres, como o Ubuntu, que possui uma vasta comunidade de desenvolvedores ao redor do mundo. Além disso, o Ubuntu Mobile deverá suportar as aplicações Android.
Além da Meizu, a empresa espanhola BQ também já anunciou o lançamento de um smartphone Ubuntu. O projeto de celular modular Vsenn também menciona o Ubuntu como sistema operacional a ser suportado por este dispositivo.
Além da flexibilidade de personalizar componentes destacáveis, a Vsenn quer dar maior liberdade na escolha do sistema operacional que os usuários desejam utilizar. Por isso, além do Firefox OS e Sailfish OS, o Ubuntu já vem sendo aguardado para este lançamento que promete ser um forte concorrente do projeto Ara, da Google.
Daniel Cavalcante
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?